(44) 3528-4993 / 3528-0024        atendimento@kspulverizadores.com.br
Pulverização: Maximize o depósito e a cobertura de defensivos no alvo
0 Comentário

Pulverização: Maximize o depósito e a cobertura de defensivos no alvo

Na lida no campo, cada detalhe faz a diferença no resultado final da produção. Uma das etapas mais onerosas é a de pulverização. A combinação de vários fatores proporcionará uma aplicação mais efetiva ou não, como a seleção dos bicos para a diminuição da deriva durante os trabalhos. Mas como maximizar o depósito e a cobertura de defensivos no alvo?

De acordo com estudos realizados pela Extensão da Universidade Estadual de Ohio, para obter um controle eficaz de pragas, escolha o bico e configure o equipamento de aplicação com base no que está sendo controlado e na parte do dossel da planta que está sendo visada. Quando um fungicida é aplicado com bicos que direcionam a pulverização para baixo, a maior parte do produto é depositada nas folhas ou no solo e não na cabeça. No entanto, ao tentar controlar doenças como a ferrugem da soja, o alvo deve ser as folhas, principalmente as da parte inferior do dossel. Ao pulverizar o mofo branco da soja, a área mais crítica que precisa ser tratada com fungicidas é onde ocorre a floração.

Cuidados:
- Bicos e configurações de equipamentos que definem o tamanho de gota como “médio” (gotas de aproximadamente 250-350 mícrons de diâmetro), proporcionam melhor penetração de gotículas nas partes inferiores do dossel versus bicos que produzem gotículas menores ou maiores. Esses são apropriados para copas de trigo e soja para controlar a ferrugem no trigo e pulgões e podridão do caule na soja. A podridão do caule geralmente começa na parte inferior do dossel, sendo necessário o tratamento dessa região com fungicidas o mais precocemente possível;

- Em comparação com os bicos de cone oco, os bicos de leque plano de padrão único que produzem gotas de classe de tamanho médio proporcionam melhor penetração dentro do dossel da soja quando o dossel é denso;

- A deposição de pulverização atingindo o alvo de dois ângulos diferentes usando bicos produzindo padrões de pulverização dupla, como um TwinJet, produz melhor cobertura e deposição nas partes superiores do dossel da soja. Pode produzir controle aceitável de doenças na parte inferior do dossel se o dossel não for muito denso. Em condições de dossel denso da soja, a aplicação do padrão duplo proporcionou a menor cobertura e depósitos nas partes inferiores do dossel. Bicos de padrão duplo ou um único bico de leque plano inclinado em um ângulo de 30 a 45 graus para baixo da referência horizontal é definitivamente o melhor para a aplicação de fungicidas na cabeça do trigo. É, no entanto, a pior configuração para insetos e doenças da soja, como pulgões e podridão do caule Sclerotinia (mofo branco). 
Com informações da Extensão da Universidade Estadual de Ohio.

KS
KS