(44) 3528-4993 / 3528-0024        atendimento@kspulverizadores.com.br
Pulverização agrícola: Você está fazendo essas 8 coisas para aplicar no alvo?
0 Comentário

Pulverização agrícola: Você está fazendo essas 8 coisas para aplicar no alvo?

São necessárias aplicações eficazes de defensivos para manter o controle de ervas daninhas, insetos e doenças durante toda a estação de crescimento. Alcançar a cobertura e a eficácia de pulverização desejada, mantendo o movimento de agroquímico fora do alvo ao mínimo, é uma tarefa desafiadora, mas importante.

As aplicações que resultam em insuficiente ou excessiva de defensivos, cobertura ineficaz ou movimentação fora do alvo podem ter consequências graves. Aqui estão várias coisas a serem consideradas para manter os agroquímicos no alvo com segurança e eficiência com pulverizadores de barra:

Nº 1 - Pontualidade
A pontualidade com as aplicações de defensivos é o fator mais importante para determinar o sucesso do trabalho. A aplicação tardia geralmente exigirá taxas de uso mais altas ou aplicações divididas e, na maioria das vezes, são menos eficazes.

Nº 2 - Seleção do bocal
Verifique os rótulos de defensivos cuidadosamente para a taxa de aplicação recomendada, tamanho de gota e quaisquer outras condições necessárias para aplicar com segurança. Com base no tipo de aplicação e no modo de ação, selecione o bico que fornece a saída desejada e o tamanho da gota. A seleção do bico também dependerá da velocidade de deslocamento e da pressão necessária para atingir o GPA desejado.

Nº 3 - Pressão de pulverização
O padrão de pulverização e o tamanho das gotas mudam com a pressão de pulverização. Pressões mais baixas resultam em gotas maiores, enquanto pressões mais altas produzem gotas menores para um determinado tamanho de bico. Com base na aplicação (seja necessária cobertura ou controle de desvio), considere selecionar um bico que forneça o tamanho de gota necessário na faixa de pressão de 30 a 50 PSI. A operação de pulverização em pressões excessivamente baixas e altas resulta em ângulo e padrão de pulverização não uniformes. 

Nº 4 - Velocidade no solo
A velocidade de aplicação desempenha um papel importante na obtenção da taxa de aplicação desejada. Uma velocidade de deslocamento mais alta exigirá uma vazão de bico mais alta para atingir a taxa de aplicação determinada e vice-versa. Recomenda-se reduzir a velocidade do pulverizador (< 10 MPH) para obter uma cobertura consistente e mais uniforme. Velocidades mais rápidas causarão salto excessivo da barra e inversão de pulverização, enviando gotas mais finas para cima no ar e aumentando o potencial de deriva.

Nº 5 - Altura da lança
A altura da barra influencia a sobreposição e a uniformidade da aplicação de pulverização em um espaçamento de bico e ângulo de pulverização selecionados. A altura mais baixa da barra (20 – 30 polegadas do alvo) é geralmente recomendada para manter um padrão de pulverização e sobreposição adequados para obter uma cobertura satisfatória e reduzir a deriva. Certifique-se de usar bicos que tenham um ângulo de 1100 para permitir a pulverização em alturas de barra mais baixas sem afetar a cobertura de pulverização.

Nº 6 - Meio ambiente
As condições climáticas, como a velocidade do vento e a temperatura, também desempenham um papel na obtenção da cobertura de pulverização desejada e na aplicação no alvo. A alta velocidade do vento afeta a cobertura de pulverização e também resulta em maior deriva. A direção do vento também deve ser considerada para evitar a pulverização para culturas sensíveis, casas, etc. Temperaturas mais quentes também aumentam a deriva, especialmente em alturas de barra mais altas. Para minimizar o movimento fora do alvo, evite aplicações de pesticidas quando as condições para inversões de temperatura forem favoráveis. As inversões geralmente ocorrem ao fim do dia até o início da manhã.

Nº 7 - Calibração do pulverizador
A calibração adequada do pulverizador é importante para verificar a saída do bico (galões por minuto) e, consequentemente, a taxa de aplicação (GPA) com base na velocidade de deslocamento selecionada e no espaçamento do bico. Durante a calibração, certifique-se de verificar a uniformidade da aplicação em toda a barra e realize uma inspeção completa do pulverizador para garantir o funcionamento adequado de todos os componentes do pulverizador.

Nº 8 - Tecnologia de pulverização
Considere o uso de tecnologias de pulverização, como um controlador de taxa e controle de seção ou bico individual, que ajuda a manter a precisão da aplicação em todo o campo, minimizando as aplicações fora do alvo. Tecnologias avançadas, como a tecnologia de modulação por largura de pulso (PWM) e controle automático de altura de barra, também estão atualmente disponíveis para uso em pulverizadores de barra para melhor controle de aplicação e redução de deriva.
Com informações de UGA Extension e Farm Progress.

KS
KS